Fabricados para concreto protendido, os fios e cordoalhas Belgo possibilitam a eliminação quase total das juntas de dilatação e das barras de transferência. Abaixo, veja onde aplicar essas soluções.

Elemento simples (unitário), geralmente usado em peças menores ou de acordo com o cálculo estrutural.

Elemento composto (vários fios), usado em estruturas maiores e mais exigentes.

Com camada contra agentes químicos e umidade.

Com camada contra agentes químicos e umidade, é a primeira do mercado brasileiro produzida para atender aos parâmetros do PTI.
Nossas plantas, com selo ambiental ABNT, submetem todos os arames a ensaios de relaxação e a exaustivos testes e inspeções.
Nossos fios e cordoalhas são os únicos feitos de aço 100% nacional e certificados pela ABNT 7483:2021 e 7482:2020.
Produção dentro dos mais elevados níveis de padrões de qualidade com certificação ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e Health Product Declaration. Além disso, nossas cordoalhas são as únicas no Brasil com planta certificada pelo PTI (Post Tensioning Institute).
Em protensão aderente de fios e cordoalhas, elevam o desempenho estrutural com seções relativamente mais delgadas.
Promovem ganhos estruturais em lajes planas e nervuradas.
Deixam a armadura ativa de dormentes mais resistente ao cisalhamento e à fadiga.
Elevam ganhos estruturais em protendido para pontes, pontes estaiadas e viadutos.
Em armaduras de estacas pressoancoradas, oferecem ganhos estruturais com resistência a flexão e redução de seções. Em tirantes compostos, trazem flexibilidade para embutimento e elevada capacidade de pré-carga.
Promovem solidarização estrutural dos anéis pré-fabricados no pós-tensão.
Atuam no melhor controle de juntas, promovendo placas de maiores dimensões em pisos.
Promovem ganhos estruturais em lajes planas e nervuradas.
Tenha uma estrutura mais leve, com ausência de fissuração e resistência a ambientes agressivos.
Conte com uma equipe própria de engenheiros e de apoio em projetos: atendemos de forma consultiva em todo tipo de obra pelo Brasil.
Construção mais barata graças à conjugação concreto/aço para concreto protendido.

A protensão, seja aderente ou não aderente, permite o uso eficiente de materiais de alta resistência, otimizando o consumo de aço e concreto. Esse sistema possibilita estruturas mais esbeltas, com melhor controle de fissuração e capacidade de vencer maiores vãos, garantindo maior vida útil, segurança e durabilidade.
Sim! Trata-se de um sistema amplamente utilizado em todo o mundo, tanto em edificações quanto em obras de arte especiais. Um fator importante é que as estruturas em concreto protendido recebem uma carga prévia (a protensão das cordoalhas) antes do carregamento da estrutura, conferindo maior confiabilidade ao sistema.
Sim. Nesses casos, recomenda-se a utilização de cordoalhas conforme padrão PTI, que oferecem proteção superior, incluindo capa 25% mais espessa, resistência à radiação UV e outras características que garantem a estanqueidade da cordoalha.
